Share Button

Estou escrevendo este tópico apenas para alertar aos desenvolvedores de aplicativos e jogos em Android.

Para quem ainda não sabe quando desenvolvemos aplicativos para publicar na Google Play, devemos assinar com um certificado, gerado por nos mesmos , no qual possui uma chave privada. Esse certificado é utilizado para identificar que você é autor do aplicativo.

Eu desenvolvi alguns jogos para Android, utilizando a engine GameMaker, no qual todos eles foram assinados com uma chave gerada por mim, mas cometi um erro primário, por um descuido deixei no diretório padrão de configuração do GameMaker, esse diretório fica na pasta de usuários.

Recentemente precisei formatar meu computador, realizei o backup de todos os meus dados, exceto um, o arquivo keystore.keystore, logo depois precisei atualizar um jogo que desenvolvi, Space Asteroids, como estava utilizando uma outra chave recebi um erro ao tentar enviar a atualização para a Google Play, dizendo que eu deveria utilizar a mesma chave que tinha utilizado para publicar o jogo, bem, como perdi a chave anterior não teria como eu atualizar.

O que eu tive que fazer? Criar uma nova publicação, pois não há como recuperar a chave, na própria configuração do GameMaker informa que devemos fazer o backup do arquivo keystore.keystore, pois se perdemos não poderemos publicar novos apps na Google Play.

Com isso, perdi todo o histórico do jogo Space Asteroids, pois como eu descrevi, precisei realizar uma nova publicação com uma outra chave.

Então deixo esse alerta para vocês, guardem muito bem essa chave, se possível faça um backup constante dela, troquem o diretório padrão da chave no GameMaker, já que ele salva esse arquivo na pasta de usuários, C:\Users\<Usuario>\AppData\Local\GameMaker-Studio\, caso venha acontecer algum problema, vocês não passem o aperto que passei.

Esse alerta também é importante para quem utiliza a IDE Android Studio para desenvolver aplicativos. A própria IDE permite que nos geremos a nossa própria chave para assinar os aplicativos, então guarde muito bem essa chave.

Para mais informações sobre como assinar aplicativos utilizando o Android Studio, acesse o link: Assinando seus Applicativos.

Um grande abraço a todos

Comments

comments

4 Thoughts to “Android – Cuidado com seu arquivo keystore”

  1. Fabio

    Obrigado pelo alerta 😉

    1. paulovmdutra

      De nada
      Eu tive problemas com isso, então achei importante compartilhar

  2. Leonardo

    Ola eu Leonardo e a minha pergunta é como vincular ou abrir o GPS com um app de localização ( Eu estou em determinado lugar aperto um botão e ele liga o GPS informando a minha localização e exibindo uma mensagem ) estou desenvolvendo um app quero ajuda tambem estudo com pelo YOUTUBE.

Leave a Comment