Produção do jogo In Castle – Meu mais novo jogo

Share Button

Neste artigo eu vou mostrar para vocês um pouco de um novo jogo que estou desenvolvendo nas minhas horas livres, que são muito raras :). Esse jogo esta sendo um grande desafio, pois até então desenvolvi apenas jogos simples, apenas como aprendizado e como hobby. Esses primeiros jogos que desenvolvi estão disponíveis na Google Play, que são eles: Flappy Plane, meu primeiro jogo, Bounce Take Care e Space Asteroids, cada jogo teve a sua dificuldade ao desenvolver, pois cada um possui uma mecânica diferente, mas que foram muito importantes para que eu pudesse aprender como desenvolver jogos. Um dica que eu deixo para quem for começar a desenvolver jogos, inicie pelos mais simples, como por exemplo, o famoso Pong.

Screenshot_2015-02-15-15-52-22 Screenshot_2014-11-30-08-52-20 Imagem6

Como descrevi anteriormente o desenvolvimento do jogo está sendo um grande desafio e também muito gratificante, pois estou fazendo o que eu gosto. O estilo do jogo não é algo novo, pois é um jogo de plataforma, com estilo bem simples, como por exemplo, tentar passar as fases no menor tempo possível através de níveis curtos e com alguns inimigos.

Inspiração

Bem, acredito que como qualquer outro jogo que esta ou que foi desenvolvido teve uma inspiração, seja ela baseado em outros jogos, livros, filmes ou qualquer outro assunto, o meu não foi diferente, por ser um jogo de plataforma, minhas principais inspirações foram os jogos Super Mario, sem sobra de dúvidas, pois foi um dos primeiros jogos que joguei na minha infância, Braid , Meganoid, Meganoid 2 e Super Meat Boy esses últimos com temáticas simples mas desafiadoras. Eu poderia colocar aqui vários jogos que me inspiraram a iniciar o desenvolvimento do jogo In Castle, inclusive jogos do microcomputador MSX e ZX Spectrum, mas eu coloquei os principais.  Com essas inspirações eu tentei iniciar um game simples, diferente, que eu gostaria de ver crescer.

Como iniciei o desenvolvimento

Primeiro de tudo houve a inspiração, com essa inspiração eu comecei a projetar um protótipo simples nas minhas horas vagas, que são poucas, com a ideia geral de como compor a mecânica do jogo, nada muito de novo, pular aqui, pular ali, desviar de alguns inimigos, fazendo alguns rascunhos em papel que neste ponto me ajudou e muito, ao rascunhar um protótipo no papel você consegue conceber melhor as ideias do que pode ser implementado em seu projeto, eu aconselho para qualquer tipo de projeto, seja ele para o desenvolvimento de sistemas ou de um jogo. Neste protótipo utilizei o código de um jogo que eu tinha iniciado há algum tempo e interrompi o desenvolvimento por falta de tempo, o jogo é similar ao Super Mario Bros, mas sem power ups ou bater em caixas que contenham alguma moeda, utilizando apenas quatro cores, como os jogos do GameBoy, que eu batizei de Ted Quest. Em cada fase você deve eliminar os inimigos, coletar moedas, joias e terminar o level antes que o tempo termine. Abaixo vocês podem visualizar as imagens do jogo onde falta realizar algumas modificações na arte gráfica.

SELECAO-FASES TEDQUEST-FASE1

Com o protótipo do jogo In Castle eu desenvolvi alguns rascunhos da arte gráfica utilizando pixel art, pois gosto muito desse estilo de jogo, não sou bom eu desenhos, o que eu faço é baseado em outras artes gráficas em pixel art, mas tentando criar o meu estilo próprio que as vezes não sai do jeito que eu gostaria.

Ao projetar o jogo defini algumas coisas que eu gostaria que fossem implementadas:

  • Pulo simples ao apertar o comando de pulo;
  • Pulo alto ao pressionar o comando de pulo;
  • Deslizar e pular nas paredes;
  • Plataformas transpassáveis;
  • Inimigos com movimentos simples;
  • Utilizar gráficos minimalistas no estilo pixel art;
  • Vidas infinitas;

Utilizando a engine GameMaker comecei a implementar o primeiro protótipo utilizando partes do código do jogo Ted Quest, alguns dos códigos que já possuía eram, suporte ao gamepad, podendo utilizar os controles de Xbox 360 ou Playstation e movimentos de inimigos simples e entre outros trechos de código que me permitiram iniciar o protótipo. Para o movimento do personagem principal eu utilizei a engine Procedural Generation Engine disponível para venda no Market Place do site da YoyoGames, desenvolvedora da engine GameMaker. A engine Procedural Generation Engine possui recursos para gerar níveis para o seu jogo, suporte a gamepad, movimentos para personagens, tais como, correr, pular, pular na parede e atirar entre outros recursos básicos para criar um jogo de plataforma, entretanto utilizei apenas os movimentos do personagem para incluir no protótipo o que agilizou bastante o processo de teste.

Eu poderia colocar imagens do protótipo, mas como acabei descartando ao longo do desenvolvimento do projeto, entretanto, possuo as imagens dos primeiros tilesets e da paleta de cores que utilizei.

COLOR_SC2_WQVGA

Paleta de Cores do MSX com variação na tonalidade.

Tileset-msx Tileset-msx-blocos1

Tileset projetados com a paleta de cores acima.

No inicio eu optei em usar a paleta de cores do MSX, pois meu objetivo é utilizar algo simples, já que não possuo talento para artes gráficas e também queria desenvolver um jogo old-school. A medida que fui evoluindo no projeto mudei também aos poucos a arte gráfica e utilizando outras paletas de cores, também com uma quantidade minima, 16 cores. A paleta de cores que estou utilizando atualmente pode ser encontrada no site Open Game Art, neste site você pode encontrar diversos trabalhos voltados para games nas mais variadas licenças, dentre as minhas pesquisa no site eu encontrei o seguinte trabalho abaixo do usuário chamado surt.

simples_pimples

Após algumas mudanças na arte gráfica, consegui chegar ao seguinte resultado do jogo. Coloquei algumas imagens, tais como o menu principal, a tela de seleção de fases e alguns níveis.

InCastle-level09 InCastle-MenuPrincipal InCastle-LevelSelector InCastle-level11 InCastle-level10 InCastle-level07

Até o momento que escrevi este artigo desenvolvi apenas 13 níveis dos 15 que planejei. Como objetivo do jogo o personagem deve passar por diversas fases dentro de um castelo, para passar de nível é necessário coletar todas as moedas . O jogador tem ao todo 99:99 segundos para passar o nível, ao terminar o tempo, a fase é reiniciada perdendo todas as moedas e itens coletados.

Espero que vocês tenham gostado deste artigo e que também seja uma fonte de inspiração, pois tentei passar um pouco do jogo que estou desenvolvendo. O jogo ainda não esta concluído, espero em breve adicionar e liberar uma versão para teste. Ao longo do desenvolvimento continuarei adicionando novos artigos sobre o jogo descrevendo os avanços.

Um grande abraço a todos.

 

 

Comments

comments

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

%d bloggers like this: